π₯ Primeira vez que vejo um design EX30. Um mini (C40 + toques do Volvo XC40) = EX 30.π
Pensamentos, se houver?π
Γ aqui que o EX30 serΓ‘ revelado em 7 de junho Γ s 6h30 CST/7h30 EST.
Esta Γ© a minha ideia de um EV legal:Eu realmente gosto, mas aqui estΓ£o minhas preocupaΓ§Γ΅es:
- A velocidade mΓ‘xima de 112 mph realmente limitarΓ‘ seu desempenho significativamente em qualquer pista que vocΓͺ o leve, alΓ©m do seu estacionamento local SCCA. Meu EV6 GT atinge 0-100 em bem menos de 8 segundos. Ele atinge 118-120. Isso Γ© anunciado como 3,4 segundos 0-60, o que Γ© muito semelhante, entΓ£o Γ© uma grande decepΓ§Γ£o para motoristas de desempenho com um limite de 112 mph, e sejamos realistas... por que comprar isso se NΓO for para aproveitar esse desempenho?
- Os problemas de frenagem fantasma da Volvo, que nΓ£o podem ser desligados, sΓ£o uma grande decepΓ§Γ£o. Isso causarΓ‘ um acidente.
- Meu C40 tinha uma suspensΓ£o muito pouco inspiradora. Talvez este seja melhor, pois Γ© baseado em EV e nΓ£o em ICE, e Γ© significativamente mais leve. Como estΓ‘, o C40 era muito ruim para realmente dirigir com entusiasmo em qualquer coisa, exceto pavimento perfeito, devido Γ forma como lidava com irregularidades com movimento excessivo da carroceria.
Se essas 3 coisas "nΓ£o fossem coisas", eu realmente gostaria disso!
Acho que eles estΓ£o mirando na aceitaΓ§Γ£o do mercado de massa e na produΓ§Γ£o em grande volume... espere atΓ© que os nΓΊmeros do Tesla Model 2, 3 saiam. Vai ser uma jornada selvagem e difΓcil para a Volvo.Uau, por alguma razΓ£o eu estava pensando que a tarifa de importaΓ§Γ£o dos EUA sobre carros construΓdos na China era de 15%, e nΓ£o 27,5%. Talvez tenha aumentado em 15% durante o governo Trump. De qualquer forma, isso Γ© insano e difΓcil de acreditar que eles poderiam lucrar com o carro a esse preΓ§o de ~US$ 35 mil.
Meu EV6 GT custou $100.000 na AUS e $60.000 nos EUA, entΓ£o estΓ‘ de acordo com o que Γ© anunciado para os preΓ§os nos EUA.Aqui estΓ‘ o preΓ§o australiano (em AUD)... parece bastante competitivo. Observe que todos os modelos AUS recebem a bateria NMC maior.
PreΓ§os australianos do Volvo EX30 2024
- EX30 Single Motor Extended Plus β $59.990
- EX30 Single Motor Extended Ultra β $64.990
- EX30 Twin Motor Performance Ultra β $69.990
Acabei de postar pensamentos semelhantes no tΓ³pico EX30 no fΓ³rum XC40, a falta de um visor do motorista (ou pelo menos um HUD do lado do motorista) Γ© um fator decisivo para nΓ³s, uma das razΓ΅es pelas quais nunca considerarΓamos um Tesla.Eu acho que Γ© legal! Mas hΓ‘ um grande problema para mim - sem visor do motorista. AlΓ©m do prΓ³prio Musk, Γ© uma das grandes desvantagens para mim na Tesla tambΓ©m.
TambΓ©m nΓ£o me importo com os controles das janelas no centro ou ter que apertar "traseira" para controlar as traseiras.
TambΓ©m nΓ£o gostei do plΓ‘stico salpicado ao redor do veΓculo.
Eu realmente gostei de tudo mais sobre o veΓculo, no entanto! Pena a falta de visor do motorista.
Para chegar a esse preΓ§o, MUITOS cantos foram cortados, posso prometer. Achei que muitos cantos foram cortados no meu C40 P8 Ultimate que outros carros que tive e que custaram metade do preΓ§o nΓ£o cortaram, entΓ£o sΓ³ posso imaginar que este veΓculo nΓ£o seria um carro que eu compraria.Se a Volvo conseguir vender o EX30 base por US$ 35 mil, apesar da tarifa de importaΓ§Γ£o chinesa, e obter lucro, pergunto-me por que outros fabricantes como a GM e a Ford dizem que levarΓ‘ um tempo atΓ© que consigam obter lucro com os EVs? A menos que os custos de fabricaΓ§Γ£o na China ainda sejam tΓ£o incrivelmente baixos que, mesmo com a alta tarifa, reduzam os custos de produΓ§Γ£o norte-americanos? Acho que o Polestar 2 Γ© um pouco caro e pensei que talvez fosse por causa da situaΓ§Γ£o da tarifa chinesa, quem sabe. Acho que, assim que o EX30 for lanΓ§ado, teremos uma ideia melhor de sua proposta de valor.
Quanto ao que sabemos agora, o EX30 parece um Γ³timo pacote para mim. PreΓ§o competitivo, bom a Γ³timo desempenho e design agradΓ‘vel por dentro e por fora. Eu questiono um pouco o acabamento plΓ‘stico salpicado, no entanto. Me lembra um pouco a cozinha ou o banheiro.A falta de tela do motorista nΓ£o seria um problema para mim, jΓ‘ que me acostumei com a configuraΓ§Γ£o do Tesla cerca de 5 segundos apΓ³s meu primeiro test drive e tem funcionado bem para mim desde entΓ£o. Eu preferiria uma orientaΓ§Γ£o horizontal da tela central, mas acho que a Volvo provavelmente nΓ£o quer ser muito Γ³bvia em copiar a Tesla.
Parece que levarΓ‘ pelo menos um ano para chegar Γ s estradas, entΓ£o seria interessante ver como ele se compara Γ concorrΓͺncia atΓ© lΓ‘. Eu realmente espero que a Volvo possa melhorar significativamente seu jogo de software tanto para o carro quanto para o aplicativo nesse meio tempo. Por mais que eu goste do nosso C40, acho que a experiΓͺncia com o software Γ© bastante deficiente atΓ© agora.