Volvo XC40 Forum banner

Capacidade da bateria com 2,9?

4.2K views 21 replies 9 participants last post by  bogiesan  
#1 · (Edited)
Então, eu dirigi 290 km começando com 100% (rodovia francesa, velocidade média de 120 km/h).

Cheguei a um carregador Tesla com 14% restantes.

Carreguei 59kW para 84%.

Image

A minha matemática diz que 84-14 são 70% da minha bateria.

59kW são 70% de 84...

Isso significa que minha bateria agora está em 84kW? (Deveria ser 78 kW, é claro.)

Estou confuso.

#2 ·
Sempre que carrega, alguma energia que é fornecida ao carro é desperdiçada durante o carregamento. Isso pode ser o controlo da climatização do veículo, o condicionamento/aquecimento/arrefecimento da bateria, etc. Já vi até 10 kW de energia 'desperdiçada'.

A resposta curta é não, a capacidade da sua bateria não é maior do que você pensava.

#3 ·
OK. Isso é lógico. :) Por outro lado, o carro estava trancado e não estava tentando fazer nada. Então isso seria muito desperdício.

Agora está conectado ao meu carregador doméstico. Comecei (novamente) com 14%. Fiz uma viagem inteira de 554 km com apenas uma carga no meio. Dirigi 290 km, cheguei lá com 14%. Carreguei para 84. Cheguei em casa com 554 km com 14%. A primeira vez que faço apenas uma carga nessa viagem. Ajuda saber que tenho um carregador de 11kW me esperando em casa e que em poucas horas a bateria do carro estará cheia novamente.

#4 ·
Ninguém recebeu baterias novas com a atualização OS2.9.

Tenho acompanhado as discussões pós-2.9 aqui e no FB. As pessoas estão postando oscilações selvagens no que o display do carro está mostrando agora para a autonomia estimada. Parece que são necessários apenas alguns ciclos de carga para nivelar o software e colocá-lo de volta ao normal. Aparentemente, alguns dos registradores da calculadora são redefinidos com a atualização.

#6 ·
Novamente esta manhã, dirigi 50,8 km e cheguei com a bateria em 90% (comecei com 100%). Isso se expande proporcionalmente para uma possível autonomia de 500 km. Nada mau para um carro que eu disse que tinha 440 km. :)

Foram estradas mistas (cidade e campo, não em autoestradas). O consumo médio de energia foi de cerca de 16-17 kWh / 100 km. Então, definitivamente, no lado bom das coisas. Era de manhã cedo. Temperatura 22°C (que é o que eu defini para o interior também). Então, definitivamente, o carro não fez muito trabalho mantendo a temperatura ambiente interna.

Mas sim... Estou definitivamente a obter uma melhor autonomia desde a versão 2.9. Sistematicamente. Mesmo em autoestradas, consigo ir um pouco mais longe do que costumava... e recarrego um pouco mais à frente na estrada.

Não estou a dizer que a bateria é melhor. Mas acho que o carro é mais eficiente em algumas coisas que faz. Potência, ar condicionado, o que quiser. Mas definitivamente mais eficiente no geral.

#8 ·
Não estou dizendo que a bateria é melhor. Mas acho que o carro é mais eficiente em algumas coisas que faz. Potência, ar condicionado, o que você quiser. Mas definitivamente mais eficiente no geral.
Me parece que a Volvo estaria gritando sobre quaisquer melhorias em seus processos e algoritmos gerais de gerenciamento de energia, pois eles tentam extrair alguns % extras de suas pequenas baterias. Mas eles não estão.

Meu C40 Twin tem 4000 milhas/6450 km, a autonomia máxima normal é de 200 milhas/350 km. Imediatamente após a instalação da versão 2.9, eu tinha estimativas de alcance (ridículas) de mais de 300 milhas/480 km aparecendo por cerca de três dias. Mas então tudo se estabilizou e voltei ao consumo normal e às previsões de alcance, mesmo usando o ar condicionado no máximo e dirigindo a 110F/43C; a versão 2.10 não afetou em nada os indicadores ou estimadores de alcance do carro.

#7 ·
De acordo com a internet, os carregadores rápidos são cerca de 97% eficientes na entrega de energia para a tomada. O carro desperdiça cerca de 4% no arrefecimento da bateria e outros componentes. E a própria bateria é apenas 95% eficiente na aceitação da carga durante o carregamento rápido. Então, 3% + 4% + 5% = 12% de perda. Apenas uma estimativa aproximada, é claro.

#11 ·
Meu primeiro verão, então nada para comparar, mas uma longa viagem a 95 km/h na rodovia. Sem ar condicionado. Temperatura externa 21C. Janelas abertas. Cheguei ao destino com 18%. De acordo com meus cálculos, se eu tivesse carregado a 100% e dirigido até 0%, teria feito 420 km. Muito bom, considerando que é o AWD.

#14 ·
Até agora... Estou a conseguir 240 milhas com 100% SOC. Vamos ver se isto dura, pois esta é a maior quilometragem que tenho obtido em 1,5 anos a conduzir o meu C40. Costumava fazer perto de 200-210 milhas.
Estimado/projetado ou está a conduzi-la até quase zero? Só fui abaixo de 20% algumas vezes na cidade; em 4000 milhas, carreguei a 100% uma vez.

#16 ·
2.9 redefiniu o nosso GoM e mostrou inicialmente uma perda de alcance significativa. Embora em algumas semanas tenha-se corrigido e não tenha mostrado diferença na eficiência ou na capacidade líquida.

O nosso motor único está a fazer 220 - 230 milhas em condução mista, mas está atualmente a fazer uma média de 15c e principalmente molhado aqui na Irlanda do Norte. Na semana passada, numa viagem maioritariamente em autoestrada nestas condições meteorológicas, a autonomia estimada foi de 202 milhas. 172 milhas percorridas com 36 milhas de autonomia restantes com 14% de bateria restante.

Eu sei que 172 e 36 não são iguais a 202, mas você pega o que o GoM diz e remove 10% para milhas reais. Se deixar uma pequena margem, 190 milhas de alcance real em autoestrada no Reino Unido em condições amenas é viável. O consumo médio desde que o temos em abril é de 3,3 milhas/kWh. Isto não é ótimo, mas não é mau para uma bateria líquida de 67kWh. Em clima muito mais quente, estava a mostrar 3,65 milhas/kWh.

Sem bomba de calor, estou a prever 2,4 milhas/kWh no inverno para cerca de 160 milhas de alcance. Os nossos invernos são em média 5c com muito vento e chuva. Se chegarmos perto de 180 milhas, seria um bónus.

#18 · (Edited)
Aqui está uma foto do FB. TA lê quase 1000 km, 10 horas a 100 km/h, 24 kWh/100 km, por isso consistente com o que vejo no meu C40, cerca de 30-37 kWh/100 milhas.

Também tópicos do FB da Europa que incluem fotos de proprietários mostrando estimativas de alcance inconsistentes, mas otimistas, em diferentes níveis de carregamento. 50%/250km, 96%/340km, 70%/340km, 72%/230km, 85%/350km, 90%/350km, 93%/350km 90%/440km, 100%/210km, 50%/200km, 100%/400km, 77%/210km, 37%/130km.

#19 ·
Aqui está uma foto do FB. TA lê quase 1000 km, 10 horas a 100 km/h, 24 kWh/100 km, por isso consistente com o que vejo no meu C40, cerca de 30-37 kWh/100 milhas.

Também tópicos do FB da Europa que incluem fotos de proprietários mostrando estimativas de alcance inconsistentes, mas otimistas, em diferentes níveis de carregamento. 50%/250 km, 96%/340 km, 70%/340 km, 72%/230 km, 85%/350 km, 90%/350 km, 93%/350 km 90%/440 km, 100%/210 km, 50%/200 km, 100%/400 km, 77%/210 km, 37%/130 km.
A estimativa não é baseada no seu consumo recente? Tenho certeza de que o meu se comporta assim. Portanto, apenas a estimativa em um nível específico de bateria não é 100% relevante.

#21 ·
É bastante claro para mim, pelo menos. Eu dirijo na rodovia, meu consumo aumenta, portanto, minha estimativa de alcance é reduzida. Na mesma porcentagem de bateria, se eu tiver um consumo menor (cidade ou direção fora da rodovia), então minha estimativa de alcance é maior. Este é o comportamento toda vez em minhas observações.

#22 ·
Eu dirijo na rodovia, meu consumo aumenta, portanto, minha estimativa de alcance é reduzida. Na mesma porcentagem de bateria, se eu tiver um consumo menor (cidade ou direção fora da rodovia), então minha estimativa de alcance é maior.
Sim, essa é a matemática; dois fatores (consumo de energia e distância), enquanto a capacidade total da bateria permanece constante (até começar a degradar com o tempo, mas vamos ignorar isso por enquanto). Como nenhum de nós recebeu baterias novas com nenhuma atualização recente do sistema operacional, eu gosto da teoria proposta de que o software da Volvo agora inclui a margem de reserva na estimativa da capacidade total. (Você viu que a Tesla está sendo acusada de projetar deliberadamente seu software para falsificar e exibir estimativas de alcance excessivamente entusiastas? Oh, Elon, que vergonha!)

Vimos fotos de projeções insanamente otimistas (e estranhamente pessimistas) após duas ou três atualizações recentes do sistema operacional. Por exemplo, após o OS2.10, o Twin C40 me informou que eu poderia fazer 300 milhas. Claramente um absurdo, mesmo que eu estivesse descendo uma ladeira com o vento a favor. Hoje, foi-me mostrado um alcance estimado de 60-90 milhas com menos de 20% de SoC. Nenhum desses números é muito provável (deveria ser mais como 20-35 milhas). Se o carro estiver usando minhas últimas cinquenta ou sessenta viagens curtas, cada uma feita com o ar condicionado no máximo e, presumivelmente, o líquido de arrefecimento da bateria operando no máximo, ele falhou em apresentar uma estimativa de alcance que seja de alguma forma útil.

Fico feliz que você esteja recebendo informações confiáveis ​​e úteis do seu carro. O meu aparentemente ainda está digerindo.

É um mistério Volvo Recharge.