Volvo XC40 Forum banner

Problemas de carregamento do xc40 recharge 2023

16K views 22 replies 13 participants last post by  Patdegen  
#1 ·
Acabei de ter meu primeiro problema de carregamento com meu xc40 2023. O carregamento falhou no meio da noite e só chegou a 41% de 16%. Fui trabalhar e tentei um carregador Blink público que não passou da fase de inicialização. Abandonei a estação e fui para um carregador EV Go próximo e consegui conectar. Carreguei o suficiente para chegar em casa e conectei na minha Wall Box nível 2 e recebi um erro de carregamento. Tentei novamente e obtive o mesmo erro. Então tentei o carregador Volvo e obtive o mesmo erro. Fiz o downgrade para 110 usando o adaptador e uma tomada diferente e obtive o mesmo erro. Então encontrei uma entrada de fórum de 2021 que recomendava inclinar-se na tomada e incliná-la para cima até que o carro passasse a fase de inicialização. Isso funcionou e o carro começou a carregar! O problema é que durante a noite, se a gravidade agir sobre o cabo, ele pode perder a conexão a qualquer momento e parar de carregar, então tenho que colocar um pedaço de espuma densa sob a tomada para evitar que isso aconteça. É uma solução porcaria para um carro de US$ 70.000 e acho que a Volvo deveria resolver isso, mas se você está com esse problema, tente.

#3 ·
Atualização rápida do post da noite passada. O carro carregou para 100% com o bloco de espuma no lugar. Espero que isso resolva o problema. Agora, se alguém puder me dizer como fazer o sensor de pé na mala funcionar consistentemente, estou ouvindo.👂
O sensor de chute é fácil. Mire entre o primeiro "V" e "O" na inscrição Volvo na parte de trás. Certifique-se de que seu chute seja rápido e forte. Chutar lentamente ou apenas balançar o pé não funciona bem.

#7 ·
Isto é pura especulação da minha parte, mas acho que poderia ter algo a ver com a combinação do design da Volvo e o padrão J1772.

Se você olhar na seção de segurança da entrada da Wikipedia para o padrão SAE J1772: https://en.wikipedia.org/wiki/SAE_J1772
eles mencionam como "O pino de detecção de proximidade é conectado a um interruptor no botão de liberação do conector. Pressionar o botão de liberação faz com que o veículo pare de consumir corrente. À medida que o conector é removido, o pino piloto de controle mais curto se desconecta primeiro, fazendo com que o EVSE interrompa a energia do plugue. Isso também garante que os pinos de energia não sejam desconectados sob carga, causando arcos e encurtando sua vida útil. O pino de aterramento é mais longo do que os outros pinos, então ele quebra por último."

Então, se esse pino de detecção de proximidade mais curto não estiver fazendo contato, mesmo que a "trava de segurança" esteja travada, nenhuma carga ocorrerá.

Você pode mostrar isso ao seu revendedor e, se conseguir repetir o problema de forma confiável, talvez consiga que ele substitua a peça de entrada de carregamento do seu carro.

#8 ·
Isto é pura especulação da minha parte, mas acho que pode ter algo a ver com a combinação do design da Volvo e o padrão J1772.

Se você olhar na seção de segurança da entrada da Wikipedia para o padrão SAE J1772: https://en.wikipedia.org/wiki/SAE_J1772
eles mencionam como "O pino de detecção de proximidade é conectado a uma chave no botão de liberação do conector. Pressionar o botão de liberação faz com que o veículo pare de consumir corrente. À medida que o conector é removido, o pino piloto de controle mais curto se desconecta primeiro, fazendo com que o EVSE interrompa a energia para o plugue. Isso também garante que os pinos de energia não sejam desconectados sob carga, causando arcos e encurtando sua vida útil. O pino de aterramento é mais longo do que os outros pinos, por isso quebra por último."

Então, se esse pino de detecção de proximidade mais curto não estiver fazendo contato, mesmo que a "trava de segurança" esteja travada, nenhuma carga ocorrerá.

Você pode mostrar isso ao seu revendedor e, se puder repetir o problema de forma confiável, talvez consiga que ele substitua a peça de entrada de carregamento do seu carro.
Isso parece plausível.

#12 ·
Então, eu acabei de ter meu primeiro problema de carregamento com meu xc40 2023. O carregamento falhou no meio da noite e só chegou a 41% de 16%. Eu fui trabalhar e tentei um carregador Blink público que não passou da fase de inicialização. Eu abandonei a estação e fui para um carregador EV Go próximo e consegui conectar. Eu carreguei o suficiente para chegar em casa e conectei na minha Wall Box de nível 2 e recebi um erro de carregamento. Tentei novamente e obtive o mesmo erro. Então, tentei o carregador Volvo e obtive o mesmo erro. Eu fiz o downgrade para 110 usando o adaptador e uma tomada diferente e obtive o mesmo erro. Então, encontrei uma entrada de fórum de 2021 que recomendava inclinar-se na tomada e incliná-la para cima até que o carro passasse a fase de inicialização. Isso funcionou e o carro começou a carregar! O problema é que durante a noite, se a gravidade agir sobre o cabo, ele pode perder a conexão a qualquer momento e parar de carregar, então eu tenho que colocar um pedaço de espuma densa sob a tomada para evitar que isso aconteça. É uma solução porcaria para um carro de US$ 70.000 e eu acho que a Volvo deveria resolver isso, mas se você está tendo esse problema, tente. View attachment 5856 Boa sorte!
Onde você conseguiu o bloco de espuma? Ou quais as dimensões?

#13 ·
Meu carro tem tido problemas há alguns meses. Levei-o à Volvo e eles fizeram algum trabalho de software, pois encontraram uma falha (eventualmente). Agora, voltou depois de 4 semanas e nem sequer carrega - o ar condicionado fica vermelho depois de tentar fazer o handshake. No fim de semana, estava a fazer isso depois de 3 minutos - agora parece ser logo de imediato. Marquei na Volvo na segunda-feira. Vou tentar o bloco de espuma, pois não tenho nada a perder.

#14 ·
Comecei a ter um problema semelhante hoje. Carregou bem durante a noite, mas depois de tentar sem sucesso carregar num L2 público (EV Connect), não inicia mais o carregamento L2, mesmo no meu EVSE doméstico. O visor do painel alterna continuamente entre 1/48a e 0/48a. Não estou a correr riscos - o serviço está agendado para a próxima semana e não farei mais tentativas de carregamento até o levar. Não experimentei a solução alternativa do "bloco de espuma".

#15 ·
Comecei a ter um problema semelhante hoje. Carregou bem durante a noite, mas depois de tentar sem sucesso carregar num L2 público (EV Connect), ele não inicia mais o carregamento L2, mesmo no meu EVSE doméstico. O visor do painel alterna continuamente entre 1/48a e 0/48a. Não estou a correr riscos - o serviço está agendado para a próxima semana, e não farei mais tentativas de carregamento até o levar. Não experimentei a solução "bloco de espuma".
Nossa, que chato ouvir isso. Pergunto-me qual será o problema. Boa decisão em não forçar a sua sorte com soluções de carregamento após todo aquele tópico com o incêndio da oficina.

#18 ·
Atualização: O revendedor ligou e confirmou que há um problema com o OBC "que eles nunca viram antes." :confused: A peça de reposição não estará disponível até sexta-feira. Eles estão mantendo-o por mais um dia para trabalhar com os técnicos da Volvo para fazer mais alguns testes, mas parece que eles provavelmente o substituirão (sob garantia).

#19 ·
Eu tive esse problema enquanto meu carro estava na garagem, não carregava.
Você provavelmente fez isso, mas aqui está o que eu fiz.

Desconecte o cabo de carregamento do carro.
Reinicie o sistema de infoentretenimento segurando o botão abaixo da tela até que “volvo” apareça na tela.
Suba todas as janelas, feche todas as portas e tranque o carro com o chaveiro.
Afaste-se do carro com o chaveiro por pelo menos 2-3 minutos.
Agora volte para o carro, destrave com o chaveiro, conecte o cabo e tente novamente.
Boa sorte.

#23 ·
Eu tive esse problema enquanto meu carro estava na garagem, não carregava.
Você provavelmente fez isso, mas aqui está o que eu fiz.

Desconecte o cabo de carregamento do carro.
Reinicie o sistema de infoentretenimento, segurando o botão abaixo da tela até que "Volvo" apareça na tela.
Suba todas as janelas, feche todas as portas e tranque o carro com o chaveiro.
Afaste-se do carro com o chaveiro por pelo menos 2-3 minutos.
Agora volte para o carro, destrave com o chaveiro, conecte o cabo e tente novamente
Boa sorte.
Eu tive o mesmo problema e esse truque de reiniciar o computador, sair do carro e fechá-lo com a chave, funcionou perfeitamente. Obrigado!

#20 ·
O OBC foi, de facto, substituído ao abrigo da garantia. Recebemos o carro de volta ontem. Lamento não ter nada mais útil para partilhar no que diz respeito à causa real da avaria, mas o consultor de serviço recomendou que eu não usasse o adaptador TeslaTap que guardo na mala.

Do lado positivo, consegui agendar o serviço no meu concessionário dentro de uma semana após o problema ocorrer, e tive tudo resolvido dentro de uma semana após a entrega. Além disso, tivemos um carro emprestado XC60 PHEV no fim de semana passado, o que foi muito bom. (y)(y) para o serviço local.

Além disso, aqui está o equivalente a um "cone da vergonha" para um Volvo EV com problemas de carregamento:

Image